Compras Seguras

Ritmo acelerado! Menos tempo para fazer mais coisas! Como encontrar tempo para fazer mais? Através da internet podemos fazer muitas coisas, dentre elas, comprar tudo o que precisamos. Tudo mesmo! Desde um item de consumo orgânico a uma peça para o carro, uma roupa, um acessório, um serviço, um objeto de coleção etc. E também podemos comparar rapidamente os preços com as lojas físicas.
Nas compras presenciais, os consumidores podem experimentar antes de levar o produto, conversar com o vendedor, tirar dúvidas sobre garantias, dentre outras supostas vantagens. Mesmo assim, os Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCONS) estão repletos de atendimentos de consumidores insatisfeitos, porque não conseguem realizar a troca de um produto defeituoso ou até mesmo usufruir da garantia do produto, dentre outras reclamações.
Filas longas, vendedores despreparados, empurra-empurra, estacionamentos lotados, pessoas impacientes, horários de atendimentos restritos, tem sido algumas das desvantagens citadas pelos consumidores que optam por comprar pela internet. Embora, pela internet ainda não seja possível experimentar o produto antes de levar, a agilidade, a comodidade, as opções diversas de produtos, os cupons de descontos, o funcionamento em tempo integral, a opinião de outros usuários, os melhores preços e condições tem conquistado cada vez mais adeptos às compras online. Ao que tudo indica, esta já se tornou a melhor opção para grande parte das pessoas, que preferem realizar compras confortavelmente de dentro de suas casas ou locais de trabalho.
No entanto, assim como nas compras presenciais, as compras online também revelam armadilhas e riscos. São velhos golpes, porém adaptados ao mundo virtual. Se para o consumidor é mais confortável comprar pela internet, para o criminoso também é. Vejamos: é muito mais fácil criar um site e vender produtos falsificados pela internet do que em lojas físicas. Nas compras presenciais, está cada vez mais difícil diferenciar um produto original de um falsificado! Imagine fazer isto pela internet, sem cair em golpes e armadilhas. Para tanto, algumas dicas de segurança são importantes:

  • Conheça com quem está negociando! Faça buscas no Google sobre a loja e analise os resultados para avaliar a reputação do estabelecimento. Alguns sites como Reclame Aqui e Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) podem auxiliar nestas consultas. Se a loja não for confiável, muitas reclamações irão constar. Vale também consultar as redes sociais da loja (Facebook, Twitter, Instagram etc.), pois nelas os consumidores costumam expor sua satisfação ou insatisfação com a empresa;
  • Verifique os dados da loja online fornecidos no site da mesma: endereço comercial físico; telefones fixos; CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e razão social. A loja necessariamente deve fornecer essas informações no site!
  • Se quiser ter certeza que as informações são verídicas, consulte o CNPJ da loja no site da Receita Federal;
  • A loja sempre deve informar um telefone de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)! Antes de efetuar uma compra, ligue para tirar eventuais dúvidas. Se você tiver dificuldades para ser atendido quando está comprando, imagine quando estiver com um problema!
  • Na hora de efetuar a compra, antes de usar o seu cartão de crédito, vale conferir se o site possui os dados blindados. Você pode verificar isto por meio do símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Se o cadeado estiver aparecendo, significa que é um ambiente seguro e que os dados do cartão, em regra, não serão abertos. Caso não esteja aparecendo, desista da compra, pois isto facilita o furto dos dados. O endereço da loja virtual deve começar com “https://”. Se nenhum destes requisitos de segurança forem preenchidos, é melhor desistir da compra e procurar um site que atenda aos mesmos.
  • Não faça compras através de dispositivos informáticos compartilhados, como os de lan houses, da empresa, da escola, dentro outros;
  • Nos cadastros, informe o mínimo necessário seus dados, preencha somente os campos obrigatórios e utilize senhas seguras;
  • Se você não se sente seguro em utilizar seu cartão de crédito, utilize cartões de crédito virtuais. Alguns bancos oferecem este tipo de cartão de crédito, que cria um número para uma única compra.  Isto impede que os dados reais do seu cartão sejam compartilhados com o comércio. Também evita problemas com clonagem e que seus dados sejam utilizados para a prática de crimes. Uma alternativa, é optar pelo pagamento através de boletos bancários;
  • Salve todos os passos da compra (pedido, comprovante de pagamento, nota fiscal). Havendo qualquer problema, você tem como comprovar seus direitos!
  • Evite salvar automaticamente seus dados bancários e de compras nos navegadores;
  • Não acesse a loja por meio de propagandas, links em e-mails ou redes sociais. Digite o endereço próprio da instituição. Isto evita que você acesse sites clonados, falsos etc.

 

BOLETOS FALSOS


Pessoas físicas ou jurídicas têm recebido por e-mail ou correio, boletos bancários fraudulentos em nome de organizações com que que mantêm relações comerciais, para que sejam pagos em substituição ao boleto verdadeiro encaminhado pelo fornecedor. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) orientam os empresários e colaboradores sobre como proceder caso desconfie de algum boleto.
O golpe funciona da seguinte maneira: o e-mail fraudulento informa que devido a problemas operacionais no sistema de faturamento de notas fiscais da empresa (usando o nome de um fornecedor), houve divergência no cálculo da alíquota de PIS/Cofins e CSLL e, por isso, foi cobrado um valor maior. Para equalizar o erro, o falso solicitante pede para desconsiderar o boleto já enviado e considerar o que está em anexo, com o suposto valor correto. O boleto emitido segue os padrões normais, com informações do cedente. Os fraudulentos utilizam o XML da nota fiscal eletrônica, copiando exatamente as letras e números do campo da duplicata.
O coordenador do Núcleo das Empresas da Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC, Rudimir Araldi, frisa que esse é mais um dos golpes cibernéticos relacionados com o uso descuidado da internet. Ele explica que, para que o boleto possa ser clonado ou espelhado, é necessário, por parte dos hackers, a implantação de um programa vírus no computador do fornecedor que emite a nota fiscal e o boleto de cobrança ou no computador de quem recebe a nota fiscal e o boleto. "Esse vírus é instalado no descuido do uso da internet, como por exemplo, abrindo e-mails suspeitos ou navegando em redes sociais não seguras. O hacker, de posse dos dados da nota emitida ou recebida e do e-mail do cliente que vai pagar a cobrança, simplesmente envia um novo boleto, com dados alterados, sendo que o valor cobrado vai cair em outra conta que não a do fornecedor", explica.
De acordo com Araldi, é muito difícil identificar se um boleto é falso ou não devido às diversas informações que constam nele. "Geralmente o boleto clonado ou falsificado vem praticamente igual ao boleto verdadeiro, com mudanças apenas nos números do código de barras que direcionam o valor cobrado para outra conta", expõe.
Uma forma de evitar o recebimento desses boletos falsos é utilizar o DDA (Débito Direto Autorizado) do banco (informe-se no banco sobre isso). Nesse caso, o boleto vai estar registrado e o sistema do banco vai identificar se é ou não legítimo. Outra maneira, é ficar atento. "Ao receber o boleto, se for de um fornecedor assíduo, veja se é do mesmo banco dos boletos anteriores. Se o valor tiver desconto, mesmo sendo uma boa notícia, desconfie e ligue para o fornecedor, se for verdade, aproveite e agradeça", acrescenta Araldi.
O diretor de Infraestrutura da Deatec, Fernando Mangold, especialista em segurança on-line, também orienta empresários e demais profissionais sobre como identificar golpes e fraudes. Ele explica que os fraudulentos podem utilizar tanto e-mail quanto redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc.), para aplicar as fraudes. "Os estelionatários vêm aplicando cada vez mais golpes utilizando essas tecnologias, aproveitando o fato de que não fomos educados para o uso seguro e adequado de todas essas mídias", comenta. Segundo ele, a maioria dos golpes, como o do boleto falso, pode ser identificada estando atento antes de efetuar o pagamento. "Normalmente esses boletos carecem de informação, vem de endereços de e-mail suspeitos ou mesmo os telefones que constam não existem", explica.
Mangold dá algumas dicas para identificar boletos falsos: verificar se o número do código de barras corresponde ao da parte de cima da fatura e se os primeiros algarismos se referem ao banco de destino do pagamento; observar a data de vencimento e desconfiar de faturas vencidas; consultar o CNPJ da empresa beneficiária; observar a padronização do boleto como cabeçalhos, espaçamento, fonte, marcas e sinalizações que dificilmente mudam de um mês para outro; observar erros de português, pois atestam que o documento é fraudado e comparar a qualidade do papel com boletos antigos.

Prevenção


Alguns cuidados básicos podem ser tomados pelos empresários para prevenir adulteração de boletos. Primeiro, é essencial que o antivírus do computador esteja sempre atualizado. "Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece", orienta Mangold. Outro cuidado é evitar clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado. "É importante também não usar sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador. Se não souber o endereço correto, pergunte ao banco ou ao prestador de serviço. Além disso, sempre confira os dados do boleto – impressos ou os que chegam a sua residência – com os que você já pagou nos meses anteriores", alerta.
O coordenador do NTIC reforça que nunca devem ser abertos e-mails suspeitos ou que não se saiba a procedência no computador utilizado pelo setor financeiro, além de não navegar em redes sociais abertas e em sites não seguros. "Também é importante não compartilhar esse computador com outras pessoas da empresa para outras atividades", orienta.
Toda e qualquer fraude deve ser comunicada aos órgãos responsáveis para que os criminosos possam ser identificados. "Mesmo que o boleto falso não tenha sido pago, é recomendável fazer a denúncia, a fim de conceder mais recursos para os investigadores. Quem sofreu o dano pode procurar o Procon, a Defensoria Pública ou escritório jurídico especializado e até mesmo o Banco Central do Brasil. Agora, se o boleto falso já foi pago, a recomendação é procurar primeiramente o gerente do banco e, em seguida, recorrer ao banco que recebeu o dinheiro", finaliza Mangold.

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